quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rita Lee é a homenageada do site MPB Tube

 


Rita Lee Jones, por batismo; “Rainha do rock”, para os apreciadores da boa música; e Rita Lee, para o mundo... Assim é conhecida a nossa artista homenageada do mês.

Depois de um hiato de nove anos sem lançar um disco de inéditas, ela voltou a presentear os fãs com o novo e belíssimo trabalho “Reza”. Como nem tudo são flores, somada à novidade, veio a notícia que ninguém esperava: sua aposentadoria dos palcos. Mas para acalmar os corações mais aflitos, ela declarou em uma rede social que “aposentou-se dos shows, mas da música, nunca!!” Sorte nossa!!



Como talento faz história, vamos voltar um pouquinho no tempo e relembrar como tudo começou... 

A primeira aparição aconteceu em 1967, no "III Festival de Música Popular Brasileira", da TV Record. Na época, integrando o grupo Mutantes, indicado por Ronny Von para acompanhar Gilberto Gil na música "Domingo no parque", que foi classificada em segundo lugar. No ano seguinte, a banda participou da quarta edição do mesmo festival, conquistando o quarto lugar com a composição "Dois mil e um". Sua participação como vocalista dos Mutantes durou até à gravação do LP "Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida", em 1972. A partir dali, ela saiu da banda e seguiu carreira solo.

Na sequência, uniu-se a Lúcia Turnbull e formou As Cilibrinas do Éden, grupo que resultaria no Tutti Frutti, banda que a acompanhou nos discos "Atrás do porto tem uma cidade", "Fruto proibido" e "Entradas e bandeiras". O segundo álbum vendeu 200 mil cópias, um recorde na década de 70, com destaque para a faixa "Esse tal de roque enrow", uma parceria com Paulo Coelho. E o último, foi gravado num período bastante conturbado da vida da cantora. Devido a uma estafa, ela esteve afastada do processo de mixagem do LP. Além disso, grávida de três meses do compositor e guitarrista Roberto de Carvalho, foi presa em sua casa, onde policiais encontraram maconha, haxixe e LSD. Foi condenada a um ano de prisão domiciliar, tendo que pedir permissão para se internar, no nascimento do seu primeiro filho. Na época, fazia também uma temporada no Teatro Aquarius, em São Paulo.

No ano de 1977, o grupo Tutti Frutti chegou ao fim. Mas junto com Gilberto Gil gravou o LP "Refestança ao vivo", resultado de uma excursão de sucesso em todo Brasil. Na sequência, compôs "Locomotivas", que deu título à novela da Rede Globo e ainda foi seu tema de abertura. Dois anos depois, formou dupla com o marido Roberto de Carvalho, e dessa fase, resultou seus maiores sucessos, como "Mania de você" e "Lança perfume", este último permanecendo nas paradas de sucesso em Paris durante várias semanas. Na mesma linha pop romântico, continuou estourada, com músicas como "Saúde" e "Flagra".



Em 1983, fez shows com a turnê "Tour Brasil 83", marcada por efeitos especiais e sucesso de público. No mesmo ano, lançou "Bom bom", disco que, mesmo não trazendo nenhum clássico, ultrapassaria a marca de 400 mil cópias vendidas.

No ano de 1985, faria, segundo depoimento próprio, um dos seus piores shows, na primeira edição do Rock in Rio. Por motivos pessoais afastou-se dos palcos e da mídia, o que acabou dando margem a boatos de que estaria com leucemia. Com apenas quatro dias para ensaiar, após estar longe dos palcos por quase dois anos, sua performance foi aquém do esperado. Porém, dois meses depois, veio a premiação no "Festival de Viña del Mar", no Chile, com o mesmo show. No mesmo ano, retornou ao estúdio para gravar "Rita e Roberto", um LP mais trabalhado e com alguma influência do rock dark gótico, estilo em voga na época.

Começava a década de 90 e junto com ela, passou a se dedicar ao “lado atriz”, participando da novela "Top Model", da Rede Globo, e do filme "Dias melhores virão", dirigido por Cacá Diegues. Em seguida, voltou aos palcos, com o show "Rita Lee em bossa 'n' roll", rodando o Brasil e a Europa ao longo de dois anos, num formato acústico e intimista. O sucesso da turnê virou um disco ao vivo, que vendeu 350 mil cópias. Logo depois, participou da novela "Vamp", e lançou o CD "Rita Lee/Todas as mulheres do mundo". Apesar de bem recebido pela crítica, o disco foi um fracasso comercial.

No verão de 95, a pedido de Mick Jagger, abriu, com o Barão Vermelho e a banda americana Spin Doctors, a primeira turnê dos Rolling Stones no Brasil. No ano seguinte, foi premiada como a primeira mulher e artista do cenário pop rock a ganhar o "Prêmio Shell de Música Popular Brasileira". Dois anos depois, foi homenageada no "Prêmio Sharp de Música". Na mesma época, retornou ao formato anterior, com o show e CD "Acústico", elogiados pela crítica e sucesso de público.

No ano 2000, dois álbuns seus foram editados: o primeiro, "Rita reelida", composto por remixes de clássicos como "Mania de você", "Lança perfume" e "Baila comigo"; e o segundo, "3001", com músicas inéditas, inclusive a faixa título, em parceria com Tom Zé e Roberto de Carvalho. Considerado o mais roqueiro dos seus últimos trabalhos, o CD trouxe também "Pagu", uma parceria com Zélia Duncan.

Depois vieram os álbuns "Aqui, ali, em qualquer lugar", com versões em português de algumas composições dos Beatles, e "Balacobaco", de onde se destacam as faixas "Amor e sexo", "Tudo vira bosta", "Já te falei" e "A gripe do amor". Ao lado de Marisa Orth, Mônica Waldvogel e Fernanda Young, apresentou durante o ano de 2004 o programa "Saia justa", no canal a cabo GNT. Neste mesmo ano lançou o CD e DVD "MTV ao vivo", contando com as participações de Pitty e Zélia Duncan. Neste projeto, além de alguns clássicos de carreira, foram incluídas as inéditas "Coração babão" e "Meio fio".



Sua composição "Amor e sexo", em que musicou uma crônica de Arnaldo Jabor, entrou na trilha da novela "Celebridade", da Rede Globo, e em 2005, alcançou o nono lugar, segundo o ECAD, como uma das músicas mais executadas nos primeiros meses do ano.
No ano de 2006, lançou o CD e DVD "Rita Lee Jones". Gravado em 1980, o especial para a Rede Globo na "Série grande nomes" teve direção de Daniel Filho e produção musical de Guto Graça Mello, além de reunir músicos do primeiro time da MPB. 

E agora, em 2012, para compensar o jejum de suas criações, veio esse presente “quase espiritual”, sob a forma de música: “Reza”, que é definido por ela mesma como “macumbinha caseira, coisa de benzedeira e cantoria para os males espantar”. O álbum tem 14 orações: cristãs, pagãs, porraloucas, mundanas, nirvânicas e retruristas... E o resultado, você confere no CD e na MPB FM, que vai dar um mergulho na obra da cantora e compositora. 
No repertório, destaque para "Reza", "Mania de você", “Caso sério”, "Doce vampiro", e “Pega rapaz”; sem falar, claro, em “Pagu”, “Mutante”, “Amor e sexo”, e “Balada do louco”, entre outras, que Rita Lee imortalizou. Tudo isso e muito mais você acompanha aqui, nos 90,3, que vai homenagear durante todo o mês de agosto, essa fera da nossa música!!

2 comentários: